Origem dos Grupos de Pagode

Olá pessoas!

O Todos os Sentidos – T.O.S, cumprindo seu papel de veículo formador de opinião coloca no ar a série cultural inútil iniciada com este singelo post. O T.O.S informa que não faz nenhum tipo de acepção a pessoas, estilos, ritmos, manias, grupos, bandas, times, bordões e qualquer comportamento que tenha ligação direta com o texto a seguir ou qualquer outro da série “cultura inútil” que possa ser publicado aqui, mas como o texto era muito engraçado interessante, resolvemos publicá-lo.

A origem do pagode mela cueca, ou pagode meloso, ou pagode gosmento, ou ainda o pagode maria-mole é um tanto quanto desconhecida. DIZ A LENDA que dois camaradas que foram expulsos de um grupo de samba, porque choravam demais, não tinham resistência à bebida e não sabiam tocar cavaquinho, decidiram se juntar e formar um novo grupo…

- Mas não podiam ser uma dupla, porque isso é coisa de sertanejo.

- Não podiam ser um trio, porque isso é coisa de KLB e de dançarinos do É o Tchan.

- Não podiam ficar em quatro porque isso é MPB, tipo MPB 4 & Quarteto em Si.

- Não podiam ser cinco porque isso é coisa de Menudos, Bro’z, Polegar e Dominó.

Então ficou estabelecido que para montar um grupo de pagode é preciso pelo menos 6 pessoas. Além disso existem outros requisitos, que listaremos a seguir:

- Eles devem vir do mesmo bairro e terem mais ou menos a mesma idade.

- Um tem que ter cara de velho safado (podem perceber, sempre tem um).

- Um tem que ser baixinho e terá um nome que termine com “inho”, como Paulinho, Huguinho, Zezinho ou Luisinho.

- Eles devem usar a mesma roupa quando se apresentam, mesmo que ela tenha três (ou mais) cores e lantejoulas.

O esquema de apresentação na TV é o seguinte:

- Um fica na frente, dublando e abraçando as fãs (aquelas meninas que gritam sem parar).

- Um batuca um pandeiro, e outro dubla um cavaquinho.

- O resto se movimenta para os lados e balançam a cabeça em passos sincronizados. Toda vez que na letra da música aparecer a palavra: “você”, é necessário apontar com o dedo indicador e sorrir (tipo sorriso dengoso) para as fãs, ou para o telespectador. Feito.

IMPORTANTE:

Notem que seis é apenas o mínimo necessário, você pode colocar quantos amigos e parentes quiser no grupo.

About these ads

11 pensamentos sobre “Origem dos Grupos de Pagode

  1. Bom eu axo que se vc é pagodeiro ta com tudo,vê as mulheres lindas que aparecem nas rodas de samba?depois disso elas saem com nós os bunequiunhos de regata apertada e calça saruel,é o pagodo e o samba é uma herança da raça afrodescendente e eu tenho orgulho de pertencer a essa raça e bater meu pandeiro na pagoderah,pra mim vc em destaque os roqueiros ”adoradores do caepta na minha opinião” ou ”manequim de cemitério” e demais críticos não sabem as merdas que estão falando…bom chegua de papo…prefiro gastar minha saliva cantando: Lalaiaia leleele abraçoo aos pagodeiros XD

  2. KKKK. Sou pagodeiro mas gostei do post.
    Pena que muita gente não sabe interpretar e não respeita a preferência musical de cada um…Principalmente roqueiro estérico que come merda , tem cabelo na unha e não toma banho… É o capeta!

  3. Primeiramente parabenizar, moro em uma cidade do interior do Rio Grande Do sul,na cidade de Rio Grande,Bairro Getulio Vargas, comunidade totalmente periferica,mas com projetos sociais e culturais que estam transformando uma comunidade,com inclusão social pelo esporte e pela musica.
    Sou diretor da Associação Cultural Recreativa Esportiva Trovão das Quadras,entidade sem fims lucrativos, que trabalha com jovems em situações de risco vulneraveis,meninos jogam Basquete de rua e Ftu-sal,tem que estarem na escola,e paralelo ao esporte trabalhamos com a musica junto , sendo as culturas, hip-hop, reggae, o mais tradicional de todos, o samba, pois estamos organizando um grupo de pagode que faz, samba – rap e samba reggae, e o tradicional samba de raiz, que vira pagodo pra melar as cuecas da meninada, vou seguir algumas coisas captadas nestas materis, e sempre estarei atento, e querendo receber infirmações, parabens foi bastante valido, obrigado, fiquem com deus e na paz de jah.

    • E para concluir e dar segmento a materia ,nos estamos formando um grande grupo de pagode, que ja se apresentaram em varios locais, fazendo apresentações fora da cidade, participando de evento culturais a nivel estaduaal, como o acampamento da cultura afro , que se realiza a mais de dez anos na cidade de São Lourenço do Sul, e ficamos por aqui e sempre agradecendo a deus e aos pais , e firme nos pensamento e nos atitudes, sempre correndo de trás dos nosso objetivos, ao lado do coletivo sempre;mas fiquem com deus e na paz de jah,

  4. Muito bom!!

    É bem por aí mesmo!! Infelizmente os pagodeiros de hoje são completamente diferentes dos que definiram o termo PAGODE, anos atrás.
    Antigamente você tinha sim, Bezerra da Silva, Zeca, Dicró, Almir Guineto, etc… Aquilo era o tradicional pagode.
    Infelizmente, o que temos hoje é um formato comercial fraquíssimo que, “fazer o que”, VENDE (pelo menos deve, pelo tanto de grupos de pagode que existem por aí).
    Como sempre digo, o Brasil é grande em vários sentidos, inclusive em espaço para praticamente qualquer estilo de entretenimento (ia dizer MÚSICA mas me senti incomodado.. hehehe) tem o seu espaço. Isso é diversidade!

    Parabéns pelo Blog, já vou adicionar um link lá no meu. Virei freguês!

    Abraço,

    Edd

  5. Aahahahahrrrrarara. Muito bom Neo.
    Há um tempo atrás, estava eu lanchando sozinho numa lanchonete e havia uma tv passando um show de uma “banda” de pagode “ao vivo”. Dias antes ouvi uma musica do roupa nova, ‘volta pra mim’ se eu bem me lembro. Assistindo com a maior vontade o tal show, percebi que Pagode e Roupa Nova são a mesma coisa, se tratando de letras, e o baterista com aquele microfone bem legal.
    Roupa Nova é legal,
    mas pagode, pega no meu, nicolau.
    Tenho nojo de pagode. Muito.

  6. Hahaha…
    Ri demais…E olha que eu sou pagodeira.
    Acho que tem tudo haver oq vc escreveu,apesar de ser um texto “irônico”.Gostei…

    Qnto a sua pergunta,a minha resposta é essa:
    -Vou arriscar,pq se eu desistir nunca saberei se ele gosta ou não de mim e assim sofrerei bemmm mais!!!

    Ai,Neo,Obrigada…
    Te amodolo mesmo!!!

  7. Neo

    eles também ensaiam passinhos tipo, dois pro lado e dois pro outro lado, um pra frente e outro pra trás… hehehe
    enfim, eles capricham nas coreografias também.

    Beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s