Regras Para uma Partida de Futebol de Rua…

Olá pessoal,

Mais uma vez o T.O.S®, grande cooperador das questões socialísticas e futebolísticas nacionais e internacionais, e também cumprindo seu papel social e informativo, vem por meio deste compêndio, comunicado, texto, tutorial, enfim… post, publicar este grande tratado do futebol.

Portanto, se você é mais uma daquelas pessoas que ficam o final de semana inteiro jogando uma pelada no meio da rua e ainda se acha um grande esportista, esta matéria é para você!

Regras para uma Boa Partida de Futebol de Rua

DA BOLA

A bola pode ser qualquer coisa remotamente esférica. Até uma bola de futebol serve. No desespero, usa-se qualquer coisa que role, como uma pedra, uma lata vazia ou a merendeira do irmão menor, que sairá correndo para se queixar em casa. No caso de se usar uma pedra, lata ou outro objeto contundente, recomenda-se jogar de sapatos, de preferência os novos, do colégio. Também é permitido o uso de legumes e frutas no lugar da bola. Nestes casos recomenda-se a laranja, maça, chuchu e a pêra. Desaconselha-se o uso de tomates, melancias e, claro(!!!), ovos. O abacaxi também pode ser usado, mas aí ninguém vai querer ficar no gol.

DO GOL
O gol pode ser feito com o que estiver à mão: tijolos, paralelepípedos, camisas emboladas, os livros da escola, a merendeira do seu irmão menor e até o seu irmão menor, apesar dos seus protestos. Quando o jogo é importante, recomenda-se latas de lixo. Cheias. Para agüentar o impacto. A distância regulamentar entre um gol e outro dependerá de discussão prévia entre os jogadores. As vezes esta discussão demora tanto que quando a distância fica acertada está na hora de ir jantar.

Parágrafo Único: Lata de lixo virada é meio gol.

DO CAMPO

O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, rua e a calçada do outro lado e, nos clássicos, o quarteirão inteiro. O mais comum é jogar só no meio da rua.

DA DURAÇÃO DO JOGO

O jogo dura até a mãe chamar ou escurecer. Nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.

DA FORMAÇÃO DOS TIMES

Varia de 2 a 70 jogadores de cada lado. Ruim vai para o gol. Perneta joga na ponta, esquerda ou a direita, dependendo da perna que faltar. De óculos é meia-armador, para evitar os choques. Gordo é zagueiro.

DO JUIZ

Não tem juiz.

DAS INTERRUPÇÕES

No futebol de rua, a partida só pode ser paralisada em uma destas eventualidades:

a) – Se a bola for pra baixo de um carro estacionado e ninguém conseguir tirá-la. Mande seu irmão menor.

b) – Se a bola entrar por uma janela. Neste caso os jogadores devem esperar 10 minutos pela devolução voluntária da bola. Se isso não ocorrer, os jogadores devem designar voluntários para bater na porta da casa e solicitar a devolução, primeiro com bons modos e depois com ameaças de depredação.

Parágrafo 1º – Se o apartamento ou casa for de militar reformado com cachorro em casa, deve-se providenciar outra bola. (Ver ítem 1)

Parágrafo 2º – Se a janela atravessada pela bola estiver com o vidro fechado nesta ocasião, os dois times devem reunir-se rapidamente e deliberar o que fazer. (a alguns quarteirões de distância).

c) – Quando passarem pela calçada:

1 – Pessoas idosas ou com necessidades especiais;

2 – Senhoras grávidas ou com criança de colo;

3 – Aquela gostosa da rua de cima, que nunca usa sutiã.

Parágrafo único: Se o jogo estiver empatado em 20 a 20 e quase terminando esta regra pode ser ignorada. E se alguém estiver no caminho do time atacante, azar. Ninguém mandou invadir o campo.

d) Quando passarem veículos pesados. De ônibus para cima. Bicicletas e Fusquinhas podem ser chutados junto com a bola e, se entrar, é gol.

DAS SUBSTITUIÇÕES

São permitidas substituições no caso de um jogador ser carregado para casa pela orelha para fazer lição ou em caso de atropelamento.

DO INTERVALO PRA DESCANSO:

Você deve estar de brincadeira…

DA TÁTICA

Joga-se o futebol de rua mais ou menos como o futebol de verdade (que é ‘respeitosamente’ chamado de pelada), mas com algumas importantes variações:

a) -O goleiro só é intocável dentro de sua casa, pra onde fugiu gritando por socorro.

b) – É permitido entrar na área adversária tabelando com uma Kombi. Se a bola entrar é gol, se dobrar a esquina é escanteio.

DAS PENALIDADES

A única falta prevista nas regras do futebol de rua é atirar o adversário dentro do bueiro. É considerada atitude antiesportiva e punida com tiro livre indireto.

DA JUSTIÇA DESPORTIVA

Os casos de litígio serão resolvidos no tapa.

……

Anúncios

7 pensamentos sobre “Regras Para uma Partida de Futebol de Rua…

  1. Pingback: Qual a Função do Apóstrofo? « Todos os Sentidos - T.O.S

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s