Quando os Gênios Foram Burros – Vol 2

TOS traz hoje mais uma edição da série “Gênios Burros”. A saga das maiores bobagens já levadas a sério na história da ciência.

Gênio Burro: Isaac Newton

Por que ele é um gênio: Determinou todas as leis da Física.

Por que ele é um burro: Estabeleceu uma data para o fim do mundo.

A História:

Isaac Newton passou a maior parte da vida estudando… a Bíblia. Pois é, o homem que determinou as 3 leis básicas da física dedicou muito mais tempo e páginas escritas (cerca de 1,3 milhões de palavras) a desvendar as profecias bíblicas e a entender os segredos da alquimia do que a descobrir as regras da mecânica. O cientista chamava de “fanáticas e despreparadas” aquelas pessoas que levavam a Bíblia ao pé da letra, então o que fez? Ficou obcecado em encontrar os significados escondidos das escrituras sagradas. Foi assim, por exemplo, que ele calculou a data do fim do mundo, previsto para 2.060 (se o mundo realmente acabar, pedimos descupas ao Newton).

Os textos não científicos do inglês são pouco conhecidos e revelam que ele usava termos místicos e códigos misteriosos para descrever suas descobertas na alquimia, como “o sol se põe na água brilhante” – que queria dizer simplesmente “o ouro derrete”. O problema é que, no comecinho do século 18, esse tipo de estudo já estava ultrapassado. E o pior: durante anos Newton nem tomou conhecimento da física.

Como disse o economista John Maynarde Keynes, que comprou os manuscritos religiosos do físico em 1936: “Newton não foi o primeiro homem da idade da razão, mas o último dos magos.”

Veja o início da saga:

Quando os Gênios Foram Burros – Vol 1

Para ver o final:

Quando os Gênios Foram Burros – Final

Fonte: SuperInteressante

Anúncios

4 pensamentos sobre “Quando os Gênios Foram Burros – Vol 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s