Epitáfio, Substantivo Masculino

O que te motiva a sonhar?

Tem algo que nos impulsiona a querer ir além, a buscar realização na vida, certo? Mas por incrível que pareça fico me perguntando as vezes até onde isso tudo vale mesmo a pena. Nesta rotina de competição acabamos consumindo a vida numa inacabável procura. Inabalável procura até. Porque não há nada capaz de parar algumas pessoas.

Condicionados, ensinados ou motivados por sei lá o quê, nós corremos, estudamos, perseguimos, agradamos, ouvimos, perdemos, cedemos, erramos e até vencemos. E recomeçamos tudo novamente.

Por outro lado, o que nos motiva a fazer o contrário? Tem momentos em que precisamos parar tudo onde está e reavaliar aquilo que parecia muito certo pra nós. Parece familiar? Parar também faz parte.

Pensando nisso, me veio uma música muito famosa, chamada “Epitáfio”, onde o poeta fala do que deveria ter feito mais ou menos na sua vida em um tom de melancolia e reflexão até perturbador. Então fui procurar o significado de epitáfio. Segundo Aurélio, ‘epitáfio’, substantivo masculino, significa:

1 – Inscrição tumular

2 – Lápide ou tabuleta com epitáfio

3 – Elogio fúnebre

4 – Arte poética. Espécie de poesia satírica (em geral uma quadra) feita sobre um vivo como se tratasse de um morto.

Que? Me dei conta desta espécie de poesia satírica e notei também que tem muita gente morta por aí pensando que está viva. Estranho, não? Mas está cheio. Basta você olhar em volta. Junto disso me lembrei também de uma frase curiosa que me chamou a atenção em meio a uma conversa sobre riquezas e amenidades da vida moderna. Um amigo disse: “tem gente que é tão pobre que só tem dinheiro…”.

Achei espetacular, cheio de sabedoria e de uma sonoridade sem precedentes. Daí então tenho me lançado o desafio: Cuidado pra que a vida não seja uma “espécie de poesia satírica feita sobre um vivo… como se tratasse de um morto”…

Algumas frases e conceitos acabam tomando outro tom.

Ame mais

Complique menos

Chore mais, trabalhe menos, veja o sol nascer…

Se importe menos

Arrisque e erre mais

Aceite as pessoas como elas são

Morra de amor!!

Aliás…

Amor, substantivo masculino…

É infinitamente melhor que epitáfio

___

By Neo

Citação: Epitáfio, by Titãs

6 pensamentos sobre “Epitáfio, Substantivo Masculino

  1. Neo,

    Que agradece sou eu. Nessa minha vida, nessa minha corrida com os lobos, me torno cada vez mais solitária. Mas, a própria solidão me abriu essa “janela” chamada amigos queridos do meu blog.
    E você está junto, correndo comigo.
    Como eu diria, naquela língua antiga da minha vó: “nosso santo bateu!” Rsrsrsrsrs

    Beijos

    Carla

  2. Eu nasci em 84, no meio de um lapso temporal que a ciência não conseguiu explicar, de qualquer forma, tenho 85 anos num corpinho de 26. É assim que me sinto. As pessoas correm atrás dos sonhos, porque se ficarem em casa sem fazer nada, elas enlouquecem. É melhor enlouquecer na rua. Eu sei bem do que estou falando.

  3. Concordo : tem um bando de zumbis em volta, basta olhar pra ver.

    Outra coisa que me faz pensar é a diferença (sutil para alguns) entre determinação e teimosia.

    Vale a reflexão.

    Um beijo, ótima quarta pra ti.

    ℓυηα

  4. Neo, ficou lindo seu post!

    Só faço te admirar cada vez mais, sabia? Porque você revela lindamente aquilo que eu penso.
    Tantas pessoas que vivem uma vida de morto-vivo… E essa frase, então, “tem gente que é tão pobre que só tem dinheiro…”. Enxergo tanta gente nessa frase.
    Tem gente que passa a vida escrevendo seu epitáfio. E acha lindo isso! Tem gente que passa a vida inteira como se fosse um epitáfio.
    E tem gente que passa a vida como se fosse um epitáfio.
    Tem gente que não enxerga vida, por isso morre em vida.

    Seu texto é excelente – já guardei.

    Beijos

    Carla

Deixe um comentário

